terça-feira, 15 de maio de 2012


Uso inadequado de antibióticos


O uso incorreto dos antibióticos é um problema em muitos países pelo mundo, principalmente no hemisfério Sul, onde as pessoas freqüentemente os usam para tratar pequenas infecções, com ou sem receita médica. O uso indevido dos antibióticos resulta no desenvolvimento de cepas resistentes da bactéria que causou a infecção. Isto significa que, no futuro, estes antibióticos não terão eficácia no tratamento das infecções.
Seu uso inadequado, pode prejudicar tratamentos futuros. Isso geralmente acontece quando o paciente faz o uso de um antibiótico não específico para a sua doença, e este medicamento além de matar a bactéria almejada, acaba eliminando muitas outras que não deveria, ocasionando a chamada resistência bacteriana.
Superbactérias
É preciso ter muito cuidado ao usar antibióticos pois, hoje em dia, devido ao seu mal uso, foi criada uma geração de superbactérias que são mais resistentes do que jamais foram. O uso incorreto dessas substâncias mata apenas as bactérias mais fracas, deixando que as mais fortes se reproduzam provocando sintomas mais sérios das doenças. Outro aspecto que garante a sobrevivência das bactérias é que seu material genético sofre constantes alterações por meio da conjugação, criando sempre novos tipos de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário